top of page

Infiltração de Ponto Gatilho

A infiltração de pontos-gatilho é uma técnica em que se aplica anestésicos e eventualmente anti-inflamatórios em pontos específicos (pontos gatilhos) dos músculos, onde existe uma condição chamada de Síndrome Dolorosa Miofascial.

Os pontos-gatilho miofasciais são pontos sensíveis na fascia e nos músculos formados por bandas musculares tensas.

Seu diagnostico é realizado por palpação muscular, na qual está presente uma contração muscular local, associado ou não a um foco de dor mais distante do local palpado, chamado essa de dor referida.

Os pontos-gatilho podem ser diagnosticados em diversos músculos e partes do corpo, pode ser um único ponto ou mais de um. Os pontos-gatilho surgem com mais frequência nas regiões do pescoço, ombro e escapula, região lombar e glútea e também da cabeça e face.


As infiltração são aplicadas com tamanho de agulha de acordo com grau de profundidade do ponto gatilho no músculo, são injetados em média 1-2ml da solução anestésica por ponto gatilho, e deve ser feito repetidas sessões semanais de acordo com grau de resposta do paciente até se obter um resultado satisfatório.


Associado as aplicações, deve ser sempre orientado programas de alongamento e correção de posturas juntamente com aplicação de bolsas quentes sobre a região do músculo acometido, com o objetivo de diminuir o espasmo e a inflamação local. Em alguns casos medicações orais podem ser associadas.

Kommentit


bottom of page