top of page

Infiltrações guiadas por Ultrasonografia


A infiltração é um procedimento médico onde se aplica uma injeção com medicamentos dentro de articulações, músculos, fascias, bursas, tendões, ligamentos e nervos.


Hoje os métodos de infiltrações guiadas por imagem vem ganhando espaço cada vez mais e sendo considerado o "estetoscópio" do médico intervencionista em dor.


O uso da ultrassonografia (USG) ou da Radioscopia/Fluoroscopia (Raio-X em tempo real) para guiar as infiltrações trazem maior precisão e segurança ao procedimento, sendo possível visualizar o local exato a ser infiltrado, bem como ver e posicionar a ponta da agulha onde desejado, aumentado as chances para um bom resultado e controle da dor e evitando infiltrar em locais não indicados.


São muito utilizadas para o tratamento de doenças inflamatórias, degenerativas e esportivas quando o tratamento convencional não atinge o efeito desejado.


Dentre as principais indicações temos:

  • Osteoartrite

  • Lesões musculares

  • Lesões ligamentares

  • Tendinopatias

  • Bursopatias

  • Lesões neuropáticas

  • Hérnias de disco

  • Doenças articulares em geral

Nos tratamentos geralmente são utilizados anestésicos, analgésicos, corticosteroides, ácido hialurônico, plasma rico em plaquetas, proloterapia ou células tronco da medula óssea. Também pode ser usado para guiar punções de articulações para drenagem de líquido diferenciando processos inflamatórios de infecciosos bem como ser usada para guiar uma injeção de anestésico em uma determinada estrutura para saber se é ela que está causando a dor (bloqueio diagnóstico).


Seja guiado por ultrassom ou por radioscopia, o procedimento aumenta em muito a acurácia da injeção, permitindo a visualização da agulha e da lesão em tempo real enquanto ela perfura o corpo e segue para a estrutura desejada. Isso assegura que a medicação seja injetada no local exato. Apesar de boas intenções, mesmo os melhores médicos com muita experiência clínica e que fazem as injeções "às cegas" (realizadas sem auxílio de métodos de imagem) não são tão efetivas e em algumas articulações a taxa de acerto pode ser tão baixa quanto 30 a 40%, isso significa 4 acertos em cada 10 punções realizadas. Com o ultrassom a taxa de acerto para quase qualquer articulação sempre fica acima dos 90% e na maioria delas é muito próxima dos 100%. Além do mais, infiltrações guiadas têm se mostrado menos dolorosas que infiltrações as cegas.

Comments


bottom of page