top of page

Viscosuplementação com Ácido Hialurônico

Infiltração com ácido hialurônico ou viscosuplementação é um tratamento que visa a reposição de ácido hialurônico dentro das articulações. Essa substancia é o principal componente do líquido sinovial, um liquido presente nas articulações e que possui uma função de lubrificação, permitindo uma movimentação suave e indolor. Além disso, a substância contribui para nutrição das células da cartilagem, assim preservando um ambiente articular saudável.


É indicado para pacientes com artroses, tendinites, epicondilites ou contusões devido à prática esportiva. 


Pode ser utilizado em articulações como as do joelho, pé/tornozelo, quadril, ombro, cotovelo, punho/mão, coluna ou até em articulações temporomandibulares.

As infiltrações tem como objetivo a redução da inflamação e da dor, e a proteção ao desgaste articular, mas também melhora o inchaço e rigidez, que afetam a qualidade de vida do paciente.

É um procedimento minimamente invasivo guiado por ultrassonografia na maioria dos casos, que dura poucos minutos e pode ser realizado em clínica ou consultório médico.


Seu efeito começa a se manifestar a partir de 48 horas, sendo a melhora gradual e mais notável a partir da terceira semana de tratamento. Quando bem indicado os resultados são duradouros, permanecendo por vários meses.


Após a injeção pode haver um pouco de inchaço e dor na articulação. Por isso, recomenda-se ao paciente mantenha repouso por 3-5 dias, mas já podendo iniciar as suas práticas de reabilitação logo em seguida visando o reforço muscular para melhorar a movimentação das articulações e reduzir a progressão da condição.

Quanto a efeitos colaterais há um baixo risco de infecções, que é um risco a procedimentos desse tipo.


Além disso a infiltração deve ser evitada por grávidas ou por pacientes que possuem alergias ao componente ou apresentam alguma infecção no sitio da infiltração.

Comentarios


bottom of page