Os bloqueios são um tipo de infiltração, na qual injetamos anestésico em alguma estrutura específica de nosso corpo. O bloqueio irá interromper os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.
Guiado sempre por algum método de imagem, podemos utilizar uma grande variedade de bloqueios dependendo da situação clínica de cada paciente. A maioria destes, tem como alvo regiões dolorosas.
A técnica específica dos “bloqueios diagnósticos” têm sido cada vez mais empregados na medicina intervencionista da dor, na qual visa localizar de maneira mais efetiva a origem da dor. A partir desta primeira intervenção, caso positivo, podemos definir o tratamento mais adequado e preciso para cada paciente e que tenha a partir daí algum efeito mais duradouro.
Os bloqueios diagnósticos são parte fundamental do tratamento intervencionistas da dor. As estruturas que podem causar dor são inúmeras e, muitas vezes, o exame clínico e os exames de imagem falham em determinar a real origem da dor. É aí que entra o bloqueio diagnóstico, aumentando a precisão em estabelecer a real causa da dor.
댓글