A Mesoterapia ou Intra-dermoterapia é uma técnica médica que consiste na introdução de fármacos por injeções de medicamentos em doses muito baixas na pele, o mais perto possível da lesão ou da sua origem, onde se encontra a doença.
A palavra “Meso” tem origem no latim Mesus, que significa “meio”. Esta definição refere-se ao local onde a técnica é aplicada, na mesoderme que é a camada de pele que se encontra entre a epiderme, a camada mais superficial e a hipoderme, a camada mais profunda.
Portanto, resumidamente é uma técnica que se utiliza agulhas extremamente finas e pequenas para injeção de pequenas quantidades de medicações em uma determinada área do corpo, no caso, onde encontra-se o local doloroso ou doente.
E por que na mesoderme? A ação dos medicamentos na mesoderme permite uma permanência mais prolongada que por outras vias, visto que nas injeções epidérmicas, subcutâneas ou intramusculares a permanência da substancia aplicada nesses locais é menor.
Sabe-se então que a mesoderme funciona como um reservatório cutâneo para as moléculas administradas. A quantidade de fármaco disponível após injeção intradérmica chega a ser de 50%, em quanto as outras vias mais profundas apenas 16%.
Além disso, essa via de administração proporciona uma ação imediata nos locais-alvo, principalmente devido aos anestésicos que utilizados no procedimento, e dentre as misturas utilizadas para aplicação podemos citar os Anestésicos, os Anti-inflamatórios não esteroides e os Mio-relaxantes, a depender do objetivo do tratamento sendo definida caso-a-caso.
Dentre as principais indicações para o uso da Mesoterapia, podemos citar:
Doenças Osteoarticulares Degenerativas e Inflamatórias:
- Artroses
- Artrites
Tendinopatias:
- Síndrome do manguito rotador
- Epicondilites de cotovelo
- Tendinite de punho
- Tendinite da pata de ganso
- Tendinite do quadriceps e patelar
- Síndrome do trato-iliotibial
Dor vertebral:
- Cervicalgias
- Lombalgias
- Contraturas musculares
Outras síndromes dolorosas diversas
O tratamento consiste numa média de 3 a 4 sessões por área corporal, sendo realizada uma vez por semana.
É uma técnica geralmente bem tolerada por serem usados fármacos comuns como já citado anteriormente e pelas agulhas de muito pequenas dimensões, tendo principalmente como possíveis efeitos colaterais, dor no local, vermelhidão ou infeção no local da administração, além de reações vaso-vagais ou anafilaxia.
Como contra-indicações temos dentre as mais habituais, a alergia ao fármaco a utilizar, fobia à injeção, lesão ou alteração dermatológica local.
Kommentare