A Radiofrequência é um procedimento moderno e seguro, cada vez mais utilizado sendo hoje uma das principais indicações de tratamento para diversos tipos de dores.
A radiofrequência consiste na aplicação de uma corrente elétrica em determinado alvo, geralmente nervos, inativando–os (nervos que carregam a sinalização sensitiva da dor ao cérebro).
É um método que se tornou uma grande esperança para o tratamento de dores crônicas como as da coluna cervical, dorsal e lombar, além de algumas articulações como joelho, ombro e quadril.
Outra indicação é para dores neuropáticas com a neuralgia do trigêmio e a neuralgia occiptal, duas grandes condições de dores craniofaciais. Durante o procedimento uma agulha é colocada ao lado do nervo afetado, por dentro dessa agulha é colocado um eletrodo que, por sua vez, é ligado a um gerador de radiofrequência, esse gerador que emitirá as ondas de radiofrequência responsáveis pela inativação do nervo.
O tratamento é feito sob sedação, sem cortes e o paciente tem alta no mesmo dia. A melhora dos sintomas costuma durar de 6 meses a 1 ano após o procedimento, período durante o qual o paciente deve aproveitar e se dedicar a sua reabilitação aumentando as chances de não recorrência da dor.
Caso a dor volte, nada impede que o procedimento seja repetido.
Comments